en-USpt-PT
en-USpt-PT
Search

CERTIFICADO DAS MÁSCARAS VENDIDAS PELA QUILABAN À DGS É VERDADEIRO E VÁLIDO
 

Tendo em conta as notícias vindas a público sobre certificados alegadamente falsos de máscaras vendidas pela Quilaban à Direção-Geral da Saúde (DGS), a empresa considera relevante esclarecer o seguinte:
 

  • Para satisfazer o contrato de fornecimento à DGS por ajuste direto dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) de três milhões de máscaras FFP2 /KN95, a Quilaban recorreu à produção da Gansu Changee Bio-pharmaceutical Co., Ltd. (Gansu).
     
  • A Gansu é uma subsidiária da empresa Shenzhen Hanyu Pharmaceutical Co. Ltd, cotada na bolsa de Shenzhen, que desenvolve as suas atividades nas áreas da pesquisa, desenvolvimento, produção e venda de medicamentos e equipamento médico, para as quais se encontra certificada na China.
     
  • Além de outras diligências para a certificação das máscaras, a Gansu recorreu ainda aos serviços da ICR Polska para a certificação voluntária dos mesmos, no âmbito da qual foi emitido o certificado com o número ICR Polska/P63030032 em 16 de março de 2020, com validade até 15 de março de 2025.
     
  • A ICR Polska veio a informar no seu site que, devido ao surgimento de certificados inválidos e falsos e por forma a assegurar a adequada evidência quanto ao âmbito e condições de certificação, decidiu proceder ao cancelamento de certificados emitidos entre 1 e 26 de março de 2020 e à reemissão de novos certificados, com um novo layout e novos números de identificação.
     
  • Neste âmbito, o certificado com o número ICR Polska/P63030032 foi cancelado (tornando-se, portanto, inválido, embora não sendo falso) e substituído pelo certificado com o número ICR Polska/CE/V/01RE473, emitido em 1 de abril de 2020, com validade até 31 de março de 2025.
     
  • A certificação apresentada era verdadeira e válida e continuou verdadeira e válida através de um novo certificado. A Quilaban assegura a veracidade e validade dos certificados apresentados, bem como a qualidade dos produtos fornecidos, reafirmando o seu compromisso com a segurança dos utilizadores.
     
  • A conformidade da qualidade das máscaras FFP2/KN95 é assegurada não só por esta certificação, como também pelos testes realizados à produção da Gansu pelo Guandong Testing Institute of Product Quality Supervision ao abrigo da norma Chinesa GB 2626-2006, de resto considerada como equivalente à norma Europeia no âmbito do Decreto-Lei nº 14-E/2020, de 13 de abril.
     
  • Perante as notícias vindas a público, compreendemos que o Ministério Público, em cumprimento das suas obrigações legais, tenha aberto um processo de inquérito. Nada temos a temer e até agradecemos que o façam. O que pedimos é celeridade nas conclusões, porque dela depende o futuro da Quilaban.
     

UMA MENSAGEM DO FUTURO

As crianças são o futuro. Perguntámos-lhes o que querem fazer depois da COVID-19. E, com elas, preparámos para todos uma mensagem muito especial.

Obrigado a todos os profissionais que, com o seu trabalho e dedicação, contribuem para tornar o Futuro Realidade.

Orgulhamo-nos da nossa história e do exemplo daqueles que construíram uma empresa sólida e um caminho de sucesso.